Fundação Municipal de Cultura de BH publica editais para concursos


Objetivo é montagem de um calendário cultural de 2013


Sérgio Rodrigo Reis - EM Cultura


Para o coro de descontentes da cultura que reclama de falta de oportunidades em Belo Horizonte, é bom prestar atenção ao momento. De propostas curatoriais para ocupar os espaços do Museu de Arte da Pampulha (MAP), passando por premiações de obras literárias inéditas nas categorias conto, dramaturgia, poesia e romance, até a seleção de apresentações de teatro e música para ocupar centros culturais, praças e parques, o que não falta é oportunidade para movimentar a cena local em 2013. Mas atenção para os prazos de inscrições. Quem quiser entrar no circuito é bom se apressar para colocar as ideias no papel.

Vários editais foram abertos pela Fundação Municipal de Cultura. Só nos shows musicais e espetáculos de artes cênicas devem ser investidos em torno de R$ 1 milhão. A intenção é ampliar o acesso popular à produção cultural da cidade. Os espetáculos são destinados aos públicos infantil, infanto juvenil e adulto. Serão selecionados 30 espetáculos, sendo 10 propostas para cada categoria: circo, teatro e dança. Já o edital de música vai selecionar até 25 propostas.

Outra oportunidade que acaba de ser anunciada vai compor o calendário de exposições do Museu de Arte da Pampulha. Será a primeira oportunidade aberta pela instituição para abrigar propostas contemporâneas curatoriais inéditas. Até então, o espaço vinha sendo ocupado apenas por propostas de curadores ligados ao MAP. A intenção é democratizar também essa área, estimulando a reflexão da produção de artes visuais, bem como a difusão da multiplicidade e diversidade de linguagens e tendências artísticas. No Brasil, são raros os concursos semelhantes. 



No caso do edital do MAP, os projetos escolhidos deverão estar alinhados à linha curatorial da instituição de promover a arte contemporânea brasileira, buscando conexões com a arquitetura, bem como o legado histórico e artístico da coleção de obras modernistas e contemporâneas da instituição. O projeto de exposição selecionado, que inclui recursos cenográficos, sinalização, peças gráficas (folheto, banner e outros), iluminação, conservação preventiva dos acervos, segurança dos acervos e do público e programa educativo da exposição, deverá ser desenvolvido com a equipe Fundação Municipal de Cultura. 

Oportunidades 

» Concurso Nacional de Literatura
-Prêmio Cidade de Belo Horizonte – Inscrições até 22 de março, na sede da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (Rua Carangola, 288, Bairro Santo Antônio).

» Edital de Artes Cênicas 
– Escolherá espetáculos para centros culturais, praças e parques. Inscrições de 21 de janeiro a 1º de fevereiro. Informações: artescenica.fmc2013@pbh.gov.br.

» Edital de Música 
– Selecionará propostas de shows. Inscrições de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Informações: musica.fmc2013@pbh.gov.br.

» Seleção de Projetos do MAP
-Inscrições de 7 de janeiro a  de fevereiro, pelos Correios, na Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Jardim Atlântico, CEP: 31365-450.

* Mais informações e ficha de inscrição no site www.pbh.gov.br/cultura ou na Fundação Municipal de Cultura (Rua Sapucaí, 571, Floresta). A documentação deverá ser enviada pelos Correios.

Fonte: Estado de Minas

Receba cupons especiais!

Receba cupons especiais!
Inscreva-se agora, é grátis!

Postagens mais visitadas deste blog

Como Sites Hub melhoram seu tráfego

Outras fontes!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

CNN Brasil

InfoMoney

Contato

Contato
Clic e faça contato!